Saiba o passo a passo para montar uma estratégia de SEO para e-Commerce e todos os benefícios dessa prática!
Você já considerou investir em SEO para e-Commerce? As estratégias de otimização de sites e criação de conteúdo relevante podem ser uma ótima alternativa para alavancar o seu negócio!
Embora o SEO seja muito visado na construção de sites mais institucionais e blogs, também é possível aplicá-lo em estruturas de e-Commerce, a fim de trazer mais tráfego para o seu site e garantir mais vendas.
Neste artigo vamos explicar o passo a passo necessário para você saber utilizar o SEO para e-Commerce, e expandir a sua presença no digital!
O que é SEO para E-commerce?
SEO – sigla para Search Engine Optimization – é o processo de otimização de sites e conteúdos para os sites de busca a fim de gerar mais tráfego orgânico. É uma das frentes de marketing que buscam potencializar as vendas e a autoridade digital de um negócio.
Ao realizar pesquisas no Google, Yahoo ou Bing, por exemplo, você é direcionado para uma página onde os melhores resultados de acordo com a leitura do algoritmo de busca estão reunidos. Esses resultados são classificados após uma série de análises criteriosas, que levam em consideração a qualidade e o nível de interesse do conteúdo.
O SEO para e-commerce faz com que suas páginas de produtos apareçam nos primeiros resultados de busca orgânica. E não é segredo que, o quão antes nos buscadores o seu negócio aparecer, mais tráfego para o seu site você garante e mais clientes você conquista.
Além dos resultados das primeiras páginas do Google serem considerados mais confiáveis, estudos apontam que apenas 0,63% dos usuários do Google clicam em links na segunda página dos resultados de pesquisa, o que indica que o tráfego é quase inexistente nessa página.
Além disso, os três primeiros resultados da primeira página do Google geralmente recebem 54,4% de todos os cliques relacionados a alguma pesquisa. Isso demonstra a importância de não somente estar na primeira página, mas também, nas primeiras posições dos mecanismos de busca.
Importância do SEO para E-commerce
O SEO para e-commerce busca posicionar uma loja suas páginas na primeira página de resultados de ferramentas de busca de forma orgânica. Sem depender de anúncios ou outros recursos.
Isso além de economizar nos gastos com links patrocinados, aumenta potencialmente as vendas e possibilita que o seu negócio ganhe mais autoridade no mundo digital. Afinal, estar nas primeiras posições do Google é quase como um atestado de que o seu negócio é seguro e de qualidade.
As estratégias de SEO para e-commerce funcionam quando alguém realiza uma busca por um produto e a sua loja aparece nas primeiras páginas. É possível otimizar página por página dependendo do produto, aumentando suas chances de ranquear bem e conquistar mais clientes.
Diferenças entre SEO para E-commerce e SEO tradicional
Enquanto o SEO tenta ranquear muitas vezes páginas voltadas para conteúdos específicos – como artigos e blogs -, o SEO para e-commerce é voltado para a otimização de páginas de produto e categorias.
No SEO para e-commerce, a experiência do usuário é uma das maiores prioridades na otimização, sendo importante prestar atenção em taxas de cliques e acessos. Aqui, otimizar descrições de produtos e imagens são pontos de suma importância, que garantem uma boa experiência ao usuário.
Enquanto no SEO o foco é a jornada de conteúdo, o SEO para e-commerce se foca em ser o mais descritivo possível, garantindo uma boa estrutura de site para clientes e visitantes.
Estratégias de SEO On-Page para E-commerce
Quando pensamos em estratégias de SEO on-page para e-commerce, é importante prestarmos atenção em uma série de informações.
Otimização de palavras-chave: Pesquisa e Implementação
Pesquisar e estabelecer corretamente as palavras-chave que envolvam seu negócio é o primeiro passo para começar uma estratégia de SEO bem-sucedida.
É através delas que os usuários chegarão até a sua marca através das buscas, e por isso escolhê-las bem é de suma importância.
Elas são divididas em duas categorias. A primeira se chama head tail, e trata de termos mais curtos e gerais, enquanto as long tail são mais específicas e envolvem um conjunto maior de palavras.
As long tail costumam ser mais eficientes e com uma taxa de conversão mais alta a depender do nicho trabalhado.
Títulos e descrições de produtos: Como Otimizar para SEO
Títulos e descrições são de suma importância quando estamos pensando em uma estratégia de SEO para e-commerce.
É importante manter sempre os títulos mais curtos, impactantes e simples para que os usuários encontrem o produto com mais facilidade. Ele deve ser o suficiente para comunicar do que se trata o produto e o seu valor sem ser cortado nos resultados de busca.
Em relação às descrições, elas precisam trazer o máximo de informações possíveis sobre o produto, sua fabricação e outras particularidades que sejam relevantes para quem deseja adquiri-lo. É importante usar uma linguagem acessível e não muito técnica aqui, pois o intuito é informar e trazer clareza nos dados.
Estrutura de URL amigável e relevante
A estrutura de URL também impacta nos resultados de pesquisa. Para que o buscador entenda o conteúdo daquela página e realize a classificação corretamente, é importante pensar em uma URL que contenha a palavra-chave daquilo que você está vendendo.
Uma boa estrutura da URL ajuda a atrair mais navegação para o site, afinal, se a URL não estiver bem pensada com o conteúdo disposto na página, o Google terá dificuldade de encontrar e realizar a indexação da maneira correta.
Dica: Utilize separadores e tente sempre aproveitar o título do item na URL escolhida.
Otimização de imagens e vídeos para SEO
As imagens numa estratégia de SEO para e-commerce são essenciais. Além de enriquecerem a experiência do usuário, a existência de imagens que mostrem bem o produto podem ajudar a converter mais.
Otimizar as imagens utilizadas auxiliam que mecanismos como o Googlebot entendam do que se trata a imagem utilizada. Aqui, é importante utilizar palavras descritivas que tenham a ver com o seu produto. Os principais elementos para otimizar imagens são:
Nome do arquivo;
Atributos Alt e Title;
Textos próximos da imagem;
Dados estruturados de imagens.
Experiência do usuário e SEO para E-commerce
No SEO para e-commerce, uma experiência do usuário é a prioridade número um, e alguns pontos podem ser decisivos para que uma conversão aconteça.
Tempo de carregamento de página e SEO
Parte importante de estratégias em SEO Técnico, a velocidade de carregamento de uma página é um dos fatores mais importantes para os usuários.
O consumidor digital quer mais agilidade e eficiência ao realizar as suas compras, e por isso, esse é um fator tão importante. A velocidade de carregamento, de resposta do site e a estabilidade são pontos que, quando bem trabalhados, tornam a experiência do usuário ímpar.
No entanto, para garantir que isso aconteça, é importante se atentar a alguns pontos:
Tamanho das imagens utilizadas;
Formato das imagens (o mais recomendado é o webp);
Compactação arquivos HTML, CSS e JS;
Redução do tempo de resposta do servidor;
Controle de Cache.
Design responsivo: importância do mobile-first
O impacto dos dispositivos móveis no mundo mudou a forma como consumimos e adquirimos novos produtos. O mobile-first é um conceito que prioriza a criação de sites e páginas para aplicativos móveis antes de outras plataformas.
Hoje, smartphones e tablets são os recursos mais utilizados para acessar a internet. De acordo com a GSMA, existem 4 bilhões de smartphones no mundo, e 78% da população mundial com mais de 10 anos tem um celular.
Pensar em um design mobile-first além de enriquecer a experiência do usuário, torna sua estratégia de SEO muito mais estruturada e completa.
Navegação intuitiva e estrutura de links internos
Uma navegação intuitiva é aquela que é de fácil realização, onde o usuário consegue entender rapidamente quais ações devem ser tomadas para alcançar um objetivo.
A estruturação de bons menus, utilização de ícones fáceis de serem interpretados, links que sejam auto descritivos e o uso correto de comandos auxiliam a tornar uma navegação mais intuitiva e fácil.
Links internos são aqueles links que apontam para outras páginas do mesmo site, como indicações de páginas relacionadas dentro de um blog, e são essenciais no SEO para e-commerce. Eles ajudam a indicar aos robôs de busca do que se tratam as páginas, aumentando a autoridade de um site.
Conteúdo de qualidade: descrições de produtos e blogs
Para criar um conteúdo de qualidade na sua estratégia de SEO para e-commerce, considere seu público-alvo, as informações dispostas a respeito do produto e como ele está sendo acessado.
As descrições dos produtos devem sempre trabalhar corretamente as palavras-chave selecionadas, portanto, preste bastante atenção.
É legal pensar em uma estrutura de blogs para trazer novas informações e tendências referentes ao seu nicho de atuação que também estejam otimizados para SEO. Dessa maneira, seu site garante boas posições e ainda mais acessos.
Conclusão
Utilizar uma estratégia de SEO para o seu e-commerce pode potencializar suas vendas e trazer resultados extremamente benéficos para o seu negócio. No entanto, mantenha-se sempre atualizado em relação às boas práticas de SEO, e quais as novas tendências você pode acompanhar dentro do seu segmento.
Atualize sempre plug-ins e o conteúdo, e lembre-se de sempre pesquisar o que há de novo no mercado.